Agora nóis tem é Apêpê, tamo é nos trinque!

Cumpade e cumade, agora o Sou do Nordeste tem um Apêpê. É o fraco! Lançamos hoje o aplicativo, na premêra braça de sol, num café da manhã invocado no sertão central cearense – comendo canjica e tirando gosto com leite mugido! Espero que o povo sertanejo se agaranta em baixar…

Continue lendo

Dicionário Inglês-Cearensês

Come to me, baby! : Ande, Tonha! Don´t be stupid! : Deixe de ser jumento! Get out of the way : Ó o mei! Sai do mei! Hey, mister! : Psiu, ei seu Zé! Hurry up! : Avia, homi! I give up! : Eu peço penico! Let´s go, fellows! :…

Continue lendo

Dicionário Maranhense (Maranhês)

A A pés – A pé (no Maranhão se fala no plural). Abusar – Enjoar, Aziar. Aculá – Algum lugar. Agora Benhi… – O significado é meio obscuro, mas a expressão é utilizada quando um maranhense discorda de alguma coisa. Amostrar(se) – Exibir-se (pessoa). Ex: Fulano gosta muito é de…

Continue lendo

Expressões populares maranhenses

Maranhense não acha uma coisa muito legal – acha fudendo Maranhense não bate – dále Maranhense não chama atenção, é esparroso Maranhense não come – ranga Maranhense não concorda nem fala sim, diz “hum, hum” ou “hem, hem” Maranhense não dá um murro – dá um bog Maranhense não é…

Continue lendo

Nomes de filmes famosos em nordestinês

Não é de hoje que os nordestinos são conhecidos pela capacidade de superar as adversidades da vida e, quando é preciso, arrumam as trouxas e caem no mêi do mundo em busca de uma vida melhor. A fácil adaptação em terras tão diferentes do sertão nordestino os tornam conhecedores de…

Continue lendo

Expressões populares cearenses II

Cearense não acompanha casal de namorados… Ele segura vela! Cearense não bate… Ele mete a péia! Cearense não bebe um drink… Ele toma uma! Cearense não brinca… Ele fresca! Cearense não dá volta… Ele arrudêia! Cearense não discute… Ele bota boneco! Cearense não é distraído… Ele é avoado! Cearense não…

Continue lendo

Dicionário Cearense (Cearensês)

A ABAITOLADO Aquele que pode não ser, mas, tem jeito de viado. (Os dicionários de português grafam veado, mas, em cearensês, é viado, com “i”). “O cara parece meio abaitolado”. ABESTADO Bobo, Tolo, apalermado. ABIROBADO (OU ABILOLADO) Doido no sentido mais suave da palavra. Meio doido, aquele que não bate…

Continue lendo